Dicas para o reaproveitamento de água

Algumas regiões do Brasil estão vivendo uma crise hídrica em decorrência da ausência de chuvas e do iminente esvaziamento dos mananciais e reservatórios. Os noticiários, todos os dias, mostram as consequências da falta de água e apresentam soluções possíveis para aliviar esse problema. No entanto, nunca é demais reforçar essas iniciativas e dar dicas para evitar o desperdício, contribuindo para o melhor aproveitamento da água em casa, não é mesmo? Pois foi pensando nisso que resolvemos listar aqui algumas sugestões super práticas e eficientes para o reuso doméstico da água. Dê só uma olhadinha e contribua você também:

Use a água da máquina de lavar
Você sabia que a máquina de lavar é um dos aparelhos que mais gasta água em uma residência? Sendo assim, vale a pena criar sistemas de reutilização da água proveniente da lavagem de roupas. Assim, em vez de direcionar a mangueira da máquina para o descarte de água ainda aproveitável para a pia, direcione-a para recipientes destinados ao reuso dessa água para a lavagem de carros, calçadas, quintais e descargas. Essa simples medida já pode diminuir o desperdício em até 50%!

Coloque baldes dentro do box
Por mais consciente que seja o consumo e ainda que você desligue o chuveiro ao se ensaboar, o desperdício de água durante o banho é inevitável. Para minimizar esse problema, posicione baldes dentro do box. Essa água acumulada dos respingos pode ser reutilizada na limpeza doméstica, inclusive do próprio banheiro.

Reaproveite água da chuva
Quando chover, posicione bacias e baldes para fazer a captação desse bem tão precioso. Hoje em dia existem sistemas de reuso elaborados feitos com caixas d’água, mangueiras e outros mecanismos. E que tal explorar seu lado inventor para criar suas próprias soluções de reutilização? Vale destacar, porém, que a água da chuva não é apropriada para o consumo, mas pode ser usada para fins de irrigação de plantas, limpeza da casa, lavagem de carros e assim por diante.

Instale sistemas de reuso no telhado
Outra opção bacana que, aos poucos, está se tornando popular, é instalar sistemas de captação de água da chuva nos telhados. Nesse caso, a água pode ser absorvida e direcionada para cisternas e para um posterior processo de decantação e cloração. Depois de passar por essas etapas, a água pode ser reaproveitada em tarefas que não exigem o uso de água potável.

Construa um reservatório
Se você tiver espaço disponível em casa e estiver disposto a investir um pouco, construa um reservatório doméstico. Esse tipo de sistema serve para reaproveitar não só a água da chuva, como também a água do chuveiro e da máquina de lavar roupas. É importante que o reservatório conte com clorador, uma bomba e uma caixa de areia para realizar a decantação, ok?

Viu como não é nada complicado reaproveitar água e evitar o desperdício hídrico? Diante da iminente chance de encararmos um racionamento no futuro próximo, economizar é a palavra de ordem! Então escolha já a forma mais viável de reutilizar a água e mande o desperdício para bem longe!

Fonte: Casa Show